Manteiga com sal ou manteiga sem sal: qual a melhor? - Vix Frios

Quando se trata de alimentos mais saudáveis ou mais indicados no preparo de receitas, a manteiga sai em disparada. Não vamos nem dizer que a manteiga com sal ou a manteiga sem sal são infinitamente melhores, em diversos aspectos, do que a margarina, pois isso todos já sabemos.

A manteiga entrega sabores e texturas especiais aos alimentos, pode ser usada em preparos doces ou salgados, no início da receita ou somente na finalização, o sabor é incomparável. Mas você sabe as diferenças entre manteiga com sal e manteiga sem sal? Já se pegou na dúvida entre qual das duas usar ou com receio de estragar a sua receita por não ter a opção correta disponível? Pois bem, vamos aos principais pontos e diferenças sobre o que cada tipo de manteiga pode fazer com a sua receita.

Manteiga com sal ou manteiga sem sal? Tem diferença?

Para começarmos, é bom dizer que não é nenhum pecado e não vai acabar com a sua receita usar manteiga com sal onde se pede manteiga sem sal, pelo menos não na maioria das vezes. Claro que devemos lembrar que em algumas receitas a troca de um ingrediente pelo outro pode trazer alterações no sabor ou na textura. Principalmente quando se trata de confeitaria, onde todos os ingredientes e medidas devem ser seguidos à risca para que o resultado final seja o mais favorável.

Entretanto, quando se trata do dia a dia, do pãozinho na chapa no café da manhã, da torradinha no café da tarde ou daquele bolo que é receita da sua avó, usar manteiga com sal, por exemplo, não fará mal algum. Muito pelo contrário, ninguém resiste a um café coado na hora acompanhado de pão com manteiga. E muitos dizem que ao usar manteiga com sal em receitas doces, o sal da manteiga consegue acentuar o sabor da sobremesa. Por isso, muitos confeiteiros colocam uma pitada de sal em seus doces.

E vamos combinar que tudo com manteiga fica melhor.

Quando se trata das diferenças entre manteiga com sal e manteiga sem sal, a principal delas está relacionada à quantidade de ingredientes usados na produção de cada uma. A manteiga com sal, como o próprio nome diz, tem sal na composição, o que acentua o sabor da manteiga e, consequentemente, dá destaque a esse sabor nas receitas em que a utilizam. O sal também serve como conservante, portanto a manteiga com sal tem maior durabilidade em relação à manteiga sem sal.

A manteiga sem sal tem menos ingredientes na composição, não tem sal e, portanto, a sua validade é menor em relação à sua colega com sal. Esse tipo de manteiga é mais usada na confeitaria por não interferir no sabor do doce ou pelo sabor mais neutro. Entretanto, se durante o preparo da receita você perceber a falta da opção sem sal e usar a manteiga com sal, o mundo não vai acabar por isso. Inclusive, muitas receitas de doces podem ter uma pitada de sal, se esse for o caso, exclua a pitada de sal quando usar a manteiga salgada.

As receitas, tanto doces quanto salgadas, que pedem manteiga sem sal entre os ingredientes, costumam pedir sal em alguma etapa do preparo. Por isso, a confusão de algumas pessoas, afinal se a receita pede sal, por que não usar manteiga com sal? A justificativa é simples: para controlar a quantidade de sal na receita. A manteiga sem sal deixa espaço para o acréscimo do sal na quantidade desejada, sem correr o risco de salgar o alimento.

Outra questão que envolve o uso da manteiga com sal nas receitas é a quantidade de sal em sua composição. Esse ponto não é fácil de precisar, pois cada marca usa uma quantidade de sal durante a fabricação da manteiga. Por isso, é comum que mesmo entre as manteigas com sal, você encontre umas mais salgadas que outras. Quanto a isso, é preciso ir variando as marcas até encontrar uma manteiga que tenha a quantidade de sal e o sabor que mais te agrade.

 

Manteiga com sal ou manteiga sem sal: qual a melhor?

Do ponto de vista da saúde, a manteiga com sal não seria a opção mais viável para se usar no dia a dia. Isso porque o sal em excesso é prejudicial à saúde e como dissemos anteriormente, não há como precisar a quantidade de sal em todas as marcas de manteiga, visto que cada uma coloca uma porção. Por isso, o ideal é sempre optar por manteigas com sal que tenham menor teor de sódio em suas composições.

A manteiga sem sal é um dos tipos de manteigas mais populares e mais vendidas no mundo. Muito utilizada em receitas de bolos, pães e tortas, essa manteiga tem sabor mais suave e não costuma ter o gosto muito acentuado no resultado final do preparo. Inclusive, muitos cozinheiros e confeiteiros optam pela manteiga sem sal porque ela se mostra mais suave e não rouba a cena nas receitas, mas entrega cremosidade, sabor e textura da mesma forma que a manteiga com sal.

Portanto, é difícil dizer qual a melhor manteiga para você usar em suas receitas. Isso dependerá do tipo de preparo, de qual resultado é esperado e também dos seus gostos pessoais. E desde que a manteiga com sal não tenha quantidades exageradas de sódio em sua composição, ela não será prejudicial à saúde.

Quando se trata de manteiga com sal e manteiga sem sal cada um tem uma preferência, portanto é bom manter as duas opções entre os frios e laticínios para o seu estabelecimento atender a todos os públicos. E para quem cozinha profissionalmente ou apenas como hobby, é sempre bom ter os dois tipos de manteiga na geladeira, pois cada uma tem as suas características e podem enriquecer os seus pratos.