Bacon fatiado | Cuidados na hora de comprar para seu restaurante

Bacon fatiado: cuidados que devem ser tomados antes de comprar

O bacon é um ingrediente produzido a partir da barriga do porco, que é curada e defumada gerando o bacon como conhecemos. Há no mercado vários formas comprar esse ingrediente, seja em fatias, cubos ou pedaços inteiros. Ele é muito utilizado na cozinha brasileira, sendo comum desde refeições de café da manhã, passando pelo feijão do dia-a-dia, pela farofa, pelos hambúrgueres e até está presente em alguns pratos de sobremesa.

Esse corte tão suculento conquista quase todos os gostos, por isso é um elemento presente em muitos pratos servidos por restaurantes pelo Brasil inteiro. Por ser um ingrediente de uso rotineiro, as empresas devem ter cuidado na hora de escolher uma distribuidora de frios no ES para fornecer o bacon para seu restaurante.

Esse cuidado é ainda mais importante quando se trata do bacon fatiado, por ser um produto manipulado, seu prazo de vencimento é alterado, por isso o comprador deve sempre estar atento a esse fator.

O que saber antes de escolher o bacon em fatias

 O primeiro quesito a ser levado em consideração na hora de escolher o bacon fatiado é saber a diferença entre os tipos de bacon. Cada tipo de bacon tem as suas características e sabor, sendo ideal para cada tipo de receita.

  • Bacon

O bacon comum é feito com a barriga de porco, para sua produção, primeiro ele é salgado e depois passa por um processo de cura e defumação. No mercado é encontrado em forma de cubos, fatias ou em pedaço inteiro. Esse tipo de bacon serve para as mais diversas receitas e pode ser frito, assado, cozido em caldos ou usado para dar sabor à comida.

  • Pancetta

A pancetta também é uma parte da barriga do porco, no seu preparo ela é curada no sal e passa por um processo de colocação de temperos, como sal, pimenta, ervas, entre outros. Porém, ela não é defumada, tornando-se essa a maior diferença para o bacon tradicional. 

Esse corte é muito utilizado em receitas italianas, sendo mais carnudo, saboroso e suave. É muito comum utilizar para o preparo de risotos, macarrões, ou mesmo para comer puro como entrada. A pancetta pode ser encontrada em forma de rolos ou fatiada, e apresenta maior quantidade de carne quando comparada ao bacon.

Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de bacon, é necessário avaliar para que esse ingrediente será utilizado, pois cada preparo do seu restaurante pode exigir um corte diferente do bacon. Quando o elemento mais importante é a intensidade de sabor e defumação, o ideal é escolher o bacon, mas se sua receita pede um sabor que seja predominante, escolha a pancetta.

Além de escolher entre os tipos de bacon, também é necessário pensar no tipo de corte ideal para seus pratos. Caso a sua escolha seja pelo bacon fatiado, você terá um ingrediente com menos gordura do que um bacon inteiro, por exemplo. Se a sua proposta é ter o mínimo de gordura possível, faça a proporção de dois terços de carne para um terço de gordura. E se possível, utilize a gordura do bacon para as outras frituras.

Outro ponto a estar atento na hora de escolher uma distribuidora de frios no ES para o seu restaurante, é observar o estado de conservação do ingrediente. Após feito o corte do bacon fatiado, é necessário mantê-lo na geladeira em vasilhas vedadas. Caso seja necessário armazenar por mais tempo, é importante congelar o bacon em fatias, o que garante que o ingrediente dure por até 5 meses.

É interessante saber que o bacon fatiado ajuda no processo de armazenagem, pois seu descongelamento é quase instantâneo, assim como o seu processo de cozimento, que também é mais fácil, logo, trazendo mais praticidade ao restaurante

A técnica de salgar alimentos existe a milhares de anos, no bacon não é diferente, a utilização dessa técnica faz com que não haja proliferação de micro-organismos, e que fique com um sabor característico, além da cor avermelhada. Alguns fabricantes utilizam antioxidantes para garantir a que a cor do bacon seja mantida por mais tempo, mas isso não elimina a necessidade de manter esse ingrediente em local refrigerado.

Resumindo, na hora de escolher o bacon fatiado para o seu restaurante, você deve levar em consideração: Primeiro a validade do produto; depois a coloração da carne, pois isso dirá se ela está em condições de consumo, mesmo dentro do prazo de validade; e estar atento a como esse bacon estava sendo e como será armazenado em seu restaurante.

Visto todos esses pontos, na hora de escolher uma distribuidora de frios no ES, você terá facilidade para saber qual o bacon em fatias é de boa qualidade e que atenderá o que você precisa em seu restaurante.