Distribuidora de Frios | O que levar em conta na hora de escolher

O que saber antes de escolher um fornecedor de frios e congelados

Ao pensar em abrir uma empresa do ramo alimentício, umas das primeiras coisas que deve ser procurada é um fornecedor de frios e congelados, seja para fast food, food service, padarias, pizzarias, hamburguerias, mini mercados e ou outros negócios do ramo, ter um fornecedor com produtos de qualidade vai impactar diretamente no sucesso do seu negócio.

Na maioria das empresas deste ramo os laticínios estão presentes em grande parte das receitas e pratos, por isso contar com uma distribuidora de queijos e frios que entregue os produtos com rapidez e qualidade é primordial. Por isso, se você está procurando uma distribuidora de frios para atender a sua empresa, vamos te dar algumas dicas, confira!

Dicas que podem ajudar qual distribuidora de frios escolher

  1. Pense no seu negócio

O primeiro ponto a pensar antes de começar a busca por um fornecedor de frios e congelados, é nas especificidades do seu negócio, por exemplo, uma pizzaria precisará de uma quantidade maior de queijo do que um mini mercado.

A escolha desse fornecedor dependerá de qual é o tipo do seu negócio. Após analisado isso, você deve levar em consideração: qual a demanda de frios e congelados da sua empresa; quais os tipos de alimentos que você irá precisar; quanto tempo irá durar o seu estoque; e também a validade dos alimentos. Analisando todos esses pontos você terá uma base para escolher com mais clareza uma distribuidora de frios.

  • Tipos de produtos oferecidos x necessidades da empresa

O segundo ponto a ser analisado são os tipos de produtos que seu negócio irá precisar, quais os tipos de queijo, qual tipo de bacon, entre outros itens. Assim que tiver em mente todos os ingredientes necessários você deverá analisar entre os possíveis fornecedores qual poderá atender todas as suas demandas.

Por isso, na hora da negociação é necessário alinhar todos os produtos que a empresa precisará e qual distribuidora de frios conseguirá atender.

  • Tempo de entrega

Nos dias de hoje, deslocar uma pessoa para que ela vá até o fornecedor fazer a compra dos frios e congelados, é perda de tempo. Por isso, a grande maioria das empresas está optando pela entrega. O delivery se tornou uma forma mais prática e cômoda para fazer o pedido de mercadorias, pois basta entrar em contato com a distribuidora por meio de canais online ou por telefone e solicitar os frios e congelados, que essa levará até você.

Porém, seria inviável caso esse fornecedor atrasasse e seu negócio acabasse com falta desses ingredientes. Por conta disso, na hora de escolher uma distribuidora de queijos e frios, deve ser levado em conta também a pontualidade da entrega.

  • Quais as marcas distribuídas

Ao entrar em contato com um fornecedor de frios e congelados, você deve perguntar sobre as marcas que ele trabalha. Algumas distribuidoras de frios trabalham com fabricação própria e outras com marcas famosas no mercado. Algumas vezes, trabalhar com distribuidoras que tem produção própria acaba saindo mais em conta, porém esse fator sempre deve ser analisado e comparado em relação às marcas famosas.

Principalmente em relação a qualidade dos produtos, afinal, não adianta pagar mais barato se não será oferecido produtos de qualidade, que irão afetar também a qualidade dos seus pratos.

  • Pesquise sobre o fornecedor

Pesquisar sobre o fornecedor de frios e congelados é uma maneira de estar mais seguro na escolha, pesquise na internet sobre outras empresas que trabalham com essa mesma distribuidora. Outra maneira de ter certeza é visitando o local se possível, veja como é feita a higienização do ambiente, se o local é limpo, se os congelados e frios estão armazenados de forma correta, entre outros itens. Caso você não possa ir pessoalmente ao local, uma dica é procurar fotos na internet.

Afinal, para locais que trabalham com alimentação todo cuidado é pouco e garantem que os produtos cheguem com qualidade no cliente final.

  • Analise a concorrência

Pesquise muito sobre preços, de início a diferença de centavos pode parecer pouca coisa, mas depois de um período de tempo isso poderá se tornar uma quantia grande de dinheiro perdido. Comparar preços é a melhor maneira de garantir o melhor valor, além disso, caso esteja em dúvida entre fornecedores com preços parecidos, tente negociar com aquele que você mais gostou. Foque em ter o melhor custo-benefício.

  • Consulte a validade dos produtos

Por último, porém um dos quesitos mais importante da escolha de uma distribuidora de frios e congelados é estar sempre atento a validade dos produtos. Isso garante que não haja prejuízos para sua empresa e nem gastos adicionais. Caso um item esteja perto do prazo de vencimento você deve analisar a saída dele, se é um alimento que tem muita saída no seu negócio ou se é um que fica por muito tempo em estoque.

Isso também está relacionado a quantidade na hora de fazer os pedidos, frios e congelados que são de uso mais frequente podem ser pedidos em maior quantidade sem a preocupação de quem passem do prazo de validade, já produtos de menos uso, devem ser pedidos em menor quantidade. Após essas dicas esperamos que você esteja mais seguro para escolher o fornecedor ideal para o seu negócio!