Saiba qual a melhor maneira de fazer a gestão de estoque de alimentos
Realizar a gestão de estoque de alimentos da maneira correta garante que sua empresa de foods services não tenha desperdícios e esteja de acordo com as normas da vigilância sanitária, assim evitando multas. No Brasil, as empresas do ramo alimentício têm cerca de 11,3% de toda a sua matéria prima comprada desperdiçada por conta da armazenagem feita de forma incorreta, principalmente relacionado ao estoque de alimentos congelados.
Esse desperdício além de gerar gastos desnecessários para a empresa, ainda pode acarretar uma série de outros problemas, como riscos à saúde dos clientes. Manter o estoque de alimentos congelados nas condições ideias garante que o esse alimento estará conservado e em boa qualidade de consumo, assim certificando de que o prato servido para seus clientes seja de qualidade e não ofereça nenhum tipo de risco a saúde.
Além do risco que o seu estabelecimento pode oferecer caso não faça uma boa gestão do estoque de alimentos, ele poderá ser multado pela vigilância sanitária, causando ainda mais gastos e em casos mais extremos até o fechamento do seu foods services.
Como visto, estar atento a condição do estoque de alimentos congelados evitará com que sua empresa sofra uma série de ações que podem ser muitos prejudiciais e ocasionar até o fechamento por não cumprimento das regras, além de evitar gastos desnecessários. Por isso, veja como manter uma boa gestão de estoque de alimentos.
Como manter uma boa gestão de estoque de alimentos?
Inicialmente não há muito segredo para fazer uma boa gestão, manter seu estoque sempre limpo e ventilado, verificar se não há acúmulo de materiais que não estão em uso, como embalagens vazias, por exemplo, já garantem que esse espaço estará em melhor estado de conservação.
Porém há diversas outras medidas que podem ser tomadas para garantir ainda mais que o estoque de alimentos congelados se conserve, como ver se o sistema de fechamento do estoque está funcionando perfeitamente, ver se há incidência de luz no local, assim como verificar se a temperatura está adequada.
Na gestão de estoque de alimentos, já no interior do local de armazenagem, ter um controle sobre quais produtos estão ali, seus lotes e prazos de validade farão com que essa gestão se torne mais fácil de ser feita. Uma maneira muito comum de fazer isso é etiquetando todos os produtos.
Já para a disposição da comida na gestão de estoque de alimentos, é importante estar atento ao peso de cada item, ou seja, caso coloque itens muito pesados por cima de outros mais leves, você poderá acabar danificando os itens de baixo. Na disposição das prateleiras no estoque de alimentos congelados e não congelados, os alimentos devem ser mantidos sempre a uma determinada distância um do outro e também distantes do chão, do teto e das paredes para evitar a presença de insetos.
Estar por dentro de todas as exigências da vigilância sanitária ajudará com que sua empresa saiba todas as regras que precisa cumprir para garantir a segurança de todos os envolvidos no seu foods services, desde funcionários até clientes. E também fará com que seu restaurante esteja pronto para passar por uma inspeção, que normalmente acontecem de 1 a 4 vezes por ano e tem o objetivo de verificar se a empresa está funcionando de acordo com as normas.
Outro método que ajuda muito na gestão de estoque de alimentos é fazer a contratação de um software de gestão, esse tipo de software tem o objetivo de automatizar todo o procedimento de gestão de estoque e torna tudo ainda mais fácil de ser feito. Essas são somente algumas medidas para evitar os riscos causados pela má gestão de estoque de alimentos.
Entenda os riscos da má gestão de estoque de alimentos
Ao comprar frios para o seu estabelecimento em uma distribuidora de frios em Vitória – ES, manter o bom estado de conservação desses alimentos até o momento em que forem consumidos é de extrema importância. O primeiro ponto relacionado a má gestão de estoque de alimentos é a perda de lucratividade, o que não é nada interessante para os empreendedores do ramo, como há muito desperdício de matéria-prima os lucros são diminuídos.
Além disso, a gestão de estoque de alimentos feita de maneira incorreta poderá ocasionar que seu estabelecimento sirva alimentos fora da validade para os clientes, podendo causar intoxicações alimentares e reações alérgicas, podendo até sofrer processos judiciais por conta dos clientes afetados.
Por isso, é possível saber o quão importante é realizar uma boa gestão de estoque de alimentos dos mantimentos comprados na distribuidora de frios em Vitória – ES e de todo o estoque de alimentos do seu foods services. A boa gestão de estoque de alimentos garantirá maior sucesso para o estabelecimento, estando de acordo com as normas da vigilância sanitária e agradando aos clientes.
Comentários